Equipamento para lanchonete: como ter seu negócio no devido lugar

Para quem está começando

O primeiro empreendimento de muita gente é algo simples: um bar ou lanchonete. Levando em consideração que o equipamento para lanchonete é um dos mais acessíveis e que sempre há público disponível, é como muitos iniciam seu próprio negócio. Contudo, é necessário atentar a detalhes importantes para começar e continuar durante bastante tempo, pois mesmo com uma grande demanda, a concorrência é grande. Primar pela qualidade do é o mais importante fator.

Dica 1: Planejamento

Plano de negócios tem que sair da cabeça e ir para o papel. Por mais que seja um negócio que tenha alta demanda operacional, é importante estabelecer metas e pensar no todo. Por isso, escreva! Anote cada item, desde os investimentos até a equipe a ser contratada, passando por sua estratégia de marketing. Com tudo bem planejado, as chances de sucesso são bem mais altas.

Dica 2: Investimento

Os melhores fornecedores de alimentos, o melhor equipamento para lanchonete, de fácil manutenção e durabilidade, a melhor equipe, mais disposta a trabalhar. O empresário que está iniciando seu negócio no ramo de bares e lanchonetes deverá se preocupar com tudo isso.

Dica 3: Infraestrutura

Optar por um bom ponto e verificar como será o layout do estabelecimento terão grande influência sobre o seu sucesso ou seu fracasso. Pensar se terá o equipamento para lanchonete à mostra, em uma cozinha aberta por exemplo, ou se fará vários ambientes é decisão importante, pois tem a ver com o público-alvo e deverá ser proporcional ao investimento possível.

Dica 4: Cardápio

Corresponda à expectativa criada. Se você vai lidar com um tipo específico de oferta ou com alimentação bem diversificada, ateste que o cliente sairá satisfeito com aquilo que ele espera de você. Inove e tenha como princípio atender exatamente ao que você se propôs, primando pelo mais adequado ao seu modelo de negócio.

Dica 5: Identidade

Tenha sua cara no mercado. Apresente seu diferencial. Crie uma marca utilizando inclusive o equipamento para lanchonete como recurso para isso. Aproveite ao máximo seu potencial a fim de ser facilmente reconhecido em qualquer lugar: aposte numa cor, em um nome interessante que faça você inesquecível.

Dica 6: Serviço

Qualidade, qualidade e mais qualidade. Capacite sua equipe para pensar nisso em todo o tempo, desde a abertura do estabelecimento, passando ao atendimento à clientela, chegando até a manutenção periódica do equipamento para lanchonete. Essa é a receita do sucesso.

 Abri meu negócio e ele está dando certo. Tenho que me preocupar mais? A resposta é: sim!

Pesquisa na aquisição para conseguir o melhor equipamento, compra das máquinas para os melhores lanches. Mas, como fica a manutenção? Esperar dar defeito para se aborrecer e precisar adquirir outro, dependendo do problema?

Não adianta investir no equipamento para lanchonete de maior qualidade se a sua manutenção não for feita adequadamente. Para tanto, o treinamento das equipes é primordial para evitar problemas futuros. Junto às questões relacionadas ao cuidado com higiene e procedimentos padrão de seu estabelecimento, o cuidado com o equipamento deve ser uma cultura disseminada em toda a empresa.

 Pensando com a cabeça da sua equipe

Quando os integrantes de nossas equipes são pessoas inexperientes na área de restaurantes e lanchonetes, muitas vezes julgam que os procedimentos de limpeza e manutenção do equipamento para lanchonete nos estabelecimentos são semelhantes aos domésticos. E de fato o são. Além disso, os mais experientes podem trazer vícios de conduta de outras empresas, o que pode colidir com o tratamento mais correto, principalmente se ele for inovador em termos de tecnologia.

Levando em consideração a velocidade com que se dá o atendimento, vale a pena pensar em treinamento inicial e reciclagem periódica sobre como lidar com o maquinário. E o cuidado com o equipamento para lanchonete deve ser um dos pontos importante desses momentos, principalmente porque na grande maioria essas máquinas ficam parcial ou totalmente visíveis para os clientes.

Vários empreendedores do ramo de bares e lanchonetes apresentam dificuldades para manter seus negócios. Nesse caso, buscar métodos e orientação profissional , pensando estrategicamente a rotina do estabelecimento, operacionalmente falando, quando se trata do manuseio e manutenção, evita que o trabalho seja infrutífero. A capacitação continuada dos funcionários, entre outros fatores, trará segurança para o dono da lanchonete e seus clientes.

Falta de rotina gera não-qualidade

Não-qualidade custa dinheiro! Os gastos gerados por não-conformidades nos estabelecimentos são despesas pagas por erros. Consertar equipamento para lanchonete é mais caro que prevenir. E os clientes verificarão a qualidade nos seus produtos a partir de toda uma gestão que presume procedimentos de alto padrão.

Layout e qualidade do equipamento para lanchonete

O local definido para máquinas, equipamentos, matéria-prima, móveis, locais de atendimento, etc. ajudarão a manter sua organização no espaço físico, garantindo o bom atendimento, facilitando a localização de produtos, aumentando a produtividade, agilizando a manutenção e evitando o desperdício de trabalho. Para isso, é necessário que o empreendimento comporte uma boa infraestrutura.

Tudo à mostra

Caso você opte por instituir em sua lanchonete o esquema da cozinha show, que se trata de um espaço aberto, onde os clientes podem acompanhar todas as etapas do preparo dos alimentos e o equipamento para lanchonete fica à mostra, é possível atrair muitos clientes que, além da curiosidade, estarão seguros ao ver o local onde os alimentos são feitos.

Eles observarão as questões de higiene, farão propaganda positiva do seu estabelecimento ao verem que tudo estará impecável. Para isso, deverá trazer a equipe para esse tipo de pensamento: voltado para a qualidade do atendimento que se permeia todo o processo.

A cozinha show elimina as dúvidas quanto à qualidade da comida, desperta a curiosidade sobre a preparação dos pratos, além de atiçar o paladar dos clientes. Ao terem acesso visual, por exemplo, aos gyros (uma forma de assar a carne por meio de espeto em rotação contínua), é possível que as pessoas fiquem mais empolgadas e experimentem novos produtos, o que trará diferencial para sua lanchonete.

Criando rotinas

Para pensar nos procedimentos capazes de manter o equipamento para lanchonete a salvo de problemas por mau uso e, junto a isso, buscar maneiras de aumentar a produtividade e qualidade de seu atendimento, deverá inicialmente pensar no layout ou arranjo físico dos equipamentos. A disposição deverá ser funcional, tanto para o funcionamento diário do quanto para a manutenção de todo o espaço.

Um método deverá ser implantado para manter a eficiência do equipamento para lanchonete. Um exemplo é a frequência com que é higienizado. Ter uma rotina pode otimizar o tempo de trabalho e a qualidade do atendimento refletirá em clientes satisfeitos.

Abaixo, seguem algumas dicas de equipamento para lanchonete e a frequência necessária para sua higienização. Fazer tal procedimento sem pesquisa significa a possibilidade de desperdício de tempo e produtos de limpeza, além do deslocamento de equipe do setor de atendimento para a realização dessas tarefas.

Vejam de quanto em quanto tempo é possível manter de maneira satisfatória a higiene de seu equipamento para lanchonete.

Equipamento para LanchoneteFrequência de limpeza
Amassadeiras e masseiras para padariasDiária / após cada atividade
BalançaDiária / após cada atividade
Balcões refrigeradosConforme necessidade
Bancadas para manipulaçãoNo início do dia / após cada atividade
CafeteirasDiária / após cada atividade
Caixa de gorduraConforme necessidade
Câmaras refrigeradasMensal ou conforme necessidade
Chapa e fogãoConforme necessidade, dependendo do tipo de cilindro e do seu uso
CilindrosMensal ou conforme necessidade
CoifaSemanal (área externa e partes móveis) e mensal
Congeladores / Refrigeradores verticaisConforme necessidade
Congeladores horizontaisConforme necessidade
Cortadores de FriosDiária / após cada atividade
Desfiadores de carneDiária / após cada atividade
EstradosQuinzenal
Estufas / VitrinesDiária / após cada atividade
Extratores de sucoDiária / após cada atividade
FreezersDiária / semanal
FritadeiraSemanal / na troca do óleo
GavetasQuinzenal ou conforme necessidade
GeladeirasQuinzenal ou conforme necessidade
Jogos de mesasDiária / após cada atividade
LiquidificadorApós cada atividade
BatedeiraApós cada atividade
Extrator de sucoApós cada atividade
LixeirasDiária
Luminárias, interruptores e tomadasMensal
Máquinas de crepe / panqueca / waffleDiária
Milk shakeDiária
MisturelasDiária
Moendas de canaDiária
Monoblocos ou caixas plásticasDiária / semanal
Panelas e utensílios (talheres e facas de cozinha)Semanal ou conforme necessidade
PiasDiária
Placas e pratosApós cada atividade
PrateleirasDiária (cozinha) e semanal (armários)
Raladores / Coco / QueijoDiária
RefresqueirasDiária
Reservatório de águaSemestral
Seladoras / EmbaladorasSemanal ou conforme necessidade
Tachos para frituraDiária
Trituradores de geloDiária
Ventiladores de arSemanal ou conforme necessidade
Vitrines secasDiária

Procedimentos em dia, equipe afinada… é hora de evoluir

A inovação no cardápio é uma das formas de aumentar a chance de negócios e o lucro de seu estabelecimento. Por exemplo, se você tem um cardápio que dá muito certo, experimente fazer um evento com um prato novo, dando amostras a seus clientes. Outra forma é buscar um equipamento para lanchonete diferente do que você trabalha, como máquina para sorvete, e colocá-lo à mostra, fazendo uma promoção com um nome divertido.

Isso costuma atrair mais pessoas com seu novo equipamento para lanchonete, mas não se esqueça de manter os clientes que sempre estão prestigiando sua lanchonete. Cuidado para não demandar muita energia de sua equipe para novas possibilidades e, com isso, prejudicar outros setores, que manterão o cardápio que já existia.

O ideal é ampliar a equipe, especializando-a por setor: carnes, sucos, sorvetes, com espaços e equipamentos específicos, rotinas adequadas e orientação constante.

Agora, é estar sempre atento!

Busque informações e blogs especializados na área de equipamento para lanchonete. Isso é uma boa forma de manter-se atento às inovações do mercado, pois, crescimento e sucesso serão sempre bem-vindos!

 

# equipamento para lanchonete, alimentação, mercado, limpeza e manutenção, bares e lanchonetes, cozinha

Be the first to comment on "Equipamento para lanchonete: como ter seu negócio no devido lugar"

Leave a comment

Your email address will not be published.

*