Começando a desenvolver um projeto para lanchonete

Todo o processo de se abrir uma lanchonete pode ser muito rápido, mas o que poucos falam é sobre como iniciar um projeto para lanchonete, pensar em cada detalhe pode ajudar você a entender todo o processo de administração e manutenção de seu estabelecimento.

A importância de um projeto para sua lanchonete

Toda ideia pode ser convertida em um projeto e isso é fundamental para orientar a execução da ideia, com o projeto você consegue organizar o inicio, meio e fim, além de planejar cada etapa para a abertura do seu negócio, possibilitando dedicar mais tempo as coisas e as vezes até economizar em todo o processo.

Como iniciar um projeto

Comece seu projeto sempre descrevendo seus objetivos com aquele projeto, ter um objetivo bem definido ajuda a orientar todas as próximas etapas do projeto e pode te ajudar a tomar decisões importantes no futuro. Você deve deixar o objetivo mais sucinto o possível, tente resumir tudo em no máximo 4 linhas e em apenas 1 parágrafo, com isso você conseguirá ter mais agilidade nas suas decisões.

Tendo um objetivo bem definido, agora você já pode escrever sua missão e metas, a missão será um descritivo do que sua empresa propõe, o que e como você irá oferecer ao seu cliente, como metas tente ser realista, colocando todas as suas necessidades aqui, afinal, você precisa entender bem aonde você esta e aonde você quer chegar. Não precisa ter medo de exagerar nos seus objetivos, se você quer ter uma rede de lanchonetes, é melhor começar a planejar desde agora, certo?

Nesta etapa você deverá também determinar um prazo para execução deste projeto, e listar tudo o que você precisa para abrir a lanchonete, em formas de tópicos ordenados por prioridade ou ordem de execução, com isso você conseguirá definir todos os outros pontos importantes deste projeto.

A lista de eventos deve começar do básico, imagine-se executando todas as etapas a partir da definição do local da lanchonete, produtos que serão servidos, qual espaço você precisa, etc, etc…

Bom, então até agora temos a seguinte estrutura em nosso projeto:

  • Objetivo
  • Missão
  • Metas
  • Prazo
  • Etapas

Planejando sua lanchonete

Agora é hora de começarmos a descrever tudo que você precisa, vamos levantar todos os requisitos para que este projeto seja concluído com sucesso, para isso, releia seus objetivos e tente vislumbrar como será seu projeto no final da execução, abaixo listo alguns itens básicos que você com certeza vai precisar para ter sua lanchonete:
  • Local
    É preciso entender tudo o que você vai precisar ter naquele espaço, descreva aqui tudo que ocupará espaço, tente fazer um mapa de como seria sua lanchonete perfeita, para isso você deverá pensar em como seu cliente vai pedir e como ele será atendido pelos seus funcionários, um bom exercício é ir até um fast food, como o Mac Donalds, veja como os funcionários recebem os pedidos, como eles trabalham para que este pedido seja entregue e como ele chega para você.Sua lanchonete precisará de padrões, comece a observar o padrão das grandes redes, para entender como eles ganham tempo e mantém o padrão de qualidade.
  • Infra-estrutura
    Agora que v.ocê já planejou o seu espaço, ficou mais fácil para você pensar em tudo que você irá precisar, freezer, geladeiras, fritadeiras, chapas e etc. Liste todos os itens no projeto e transfira para uma planilha, agora você já consegue solicitar orçamentos e começar a pensar em como reduzir os custos iniciais da sua lanchonete.
  • Funcionários
    Você já pensou no local e na infra-estrutura, agora é hora de entender quantas pessoas você irá precisar para fazer tudo funcionar, liste a quantidade e as habilidades esperadas de cada pessoa.

Tendo tudo isso escrito, agora sua ideia com certeza ficou mais tangível, vamos começar a planejar como sua lanchonete vai funcionar, para começar precisamos entender de onde vem o lucro da lanchonete.

De onde vem o lucro

Para qualquer empresa se manter, é importante que ela tenha lucro e para isso precisamos entender como ela funciona e como otimizamos todos os gastos e conseguimos aumentar nossa lucratividade.

Os fornecedores

Sua lanchonete pode começar pequena ou grande, mas indiferente de tamanho ou estilo, ela vai precisar de fornecedores, por isso você deve procurar aquele que mais se adéqua a você.

Fornecedores de equipamentos

Como fornecedores de equipamento sempre pense na garantia e qualidade, você pode até conseguir economizar comprando equipamentos usados, mas você nunca vai querer comprar um equipamento de qualidade inferior, procure empresas especializadas, ou profissionais que já atuem com lanchonetes, pois os equipamentos são utilizados o tempo todo e tem alto desgaste, você não quer uma máquina parada 50% do seu tempo produtivo, é dinheiro sendo jogado fora.

Fornecedores de matéria-prima

Primeiro passo é definir a qualidade, não adianta, você dificilmente vai conseguir o melhor produto do mercado pelo melhor preço, portanto você precisa definir a qualidade do alimento que você vai servir para começar a buscar os principais fornecedores da matéria prima dos seus produtos, tente negociar compras as longo prazo, entregas periódicas e com uma quantidade acertiva, com isso você conseguirá condições especiais e um bom preço pelo produto.

Fornecedores de mão de obra

Seus funcionários serão a sua principal fonte de lucro, uma pessoa mal atendida dificilmente se sentirá confortável a voltar ao seu estabelecimento, por isso invista em bons profissionais, que estejam adequados a trabalhar com o público ou que possam ser capacitados de forma clara. É imperativo que seus profissionais estejam com missões parecidas com a da sua empresa, que eles também tenham metas pessoais e que eles entendam perfeitamente onde sua vida esta te levando.

Profissionais que conheçam suas fraquezas sabem onde precisam melhorar, portanto a sinceridade nesta parte da entrevista deve ser contada como ponto positivo, busque sempre pessoas com pensamentos positivos e boa atitude, além da capacidade de verbalizar suas necessidades/vontades é muito importante.

A execução

Agora você já sabe onde esta e onde quer ir, faça um cronograma de todas as etapas, busque se informar sobre todos os itens fundamentas do seu projeto e trabalhe bastante.

Além disso, recomendamos também fortemente que você leia o nosso texto sobre como montar uma lanchonete, creio que vai melhorar bastante sua visão.

Dúvidas, sugestões, críticas ou elogios?

Escreva nos nossos comentários, ficaremos felizes tem te ajudar!

Leave a Reply


Top Small-Business Sites Small-Business blog